Sobre o Projeto

Há 12 anos, o morador do bairro Pousa da Esperança II de Bauru, Fernando Antonio Barros Vieira, indiguinou-se com o crescente e trágico envolvimento de crianças e adolescentes com a criminalidade, o tráfico de drogas e a prostituição. Acreditando que o esporte poderia ajudar esses jovens que ficavam vagando pelas ruas do bairro, Fernando - que é ex-atleta do CRB Alagoano - criou um grupo de futebol e dava aulas para um grupo de meninos durante a semana. Porém, ele foi surpreendido em uma tarde de futebol quando presenciou o assassinato de um adolescente que era conhecido dele.
Neste cenário, Fernando teve a seguinte reflexão: “era meu amigo, jogava bola comigo e com todos do bairro, estragou sua vida e a de outra família”. Dessa forma, surgiu o desejo de fazer uma mudança na situação da comunidade do Pousada II. Observando melhor o bairro e os moradores, percebeu que, se as crianças e adolescente tivessem atividades para realizar, não estariam expostas aos perigos. Fernando pensou então em construir um centro comunitário pedagógico para resgatar as “formiguinhas” do bairro. E, assim, o projeto começou a ganhar forma.
Junto com a Ação Comunitária Pousadense e outros voluntários, Fernando fundou o “Projeto Formiguinha”. E o que parecia apenas uma pequena ideia tomou forma. Mas nem tudo foi fácil. Enfrentou muitas dificuldades para comprar o terreno e realizar a construção da obra, tirando dinheiro de seu salário para completar tudo o que faltava e correndo atrás de apoio externo. Com o auxílio de doações de papel descartado do Banco do Brasil, a sede acabou ficando pronta! A batalha durou dois anos e, hoje, o cenário não mudou. O local foi apenas o primeiro passo. O projeto não recebe auxílio da prefeitura e depende de doações e colaborações para se manter em pé.

Nossa Equipe

Fabiane Regina

Educadora Gestora de Projetos Sociais

Suellen Nicolau

Educadora/SCFVIdoso

Teresinha Gandaia

Educadora e Assistente Social | SCFV Formiguinha

Thanielle Regina

Educadora e Supervisora | CEI Formiguinha
Para o Topo ↑